Recém-mamães podem não querer receber visitas, e tudo bem

Eu já estou muito decidida, independente de como essa pandemia esteja daqui para o final da minha gestação, estou certa de que quero meu momento sozinha com o bebê... Na minha primeira gestação eu senti a minha privacidade invadida. Lembro-me que desde o chá de fraldas eu já sentia esse incômodo, os convidados chegando e mesmo com meus familiares recepcionando, quando eu menos esperava aparecia uma visita e entrava de vez dentro do meu quarto. 

Eu não queria ser vista antes de estar pronta, não queria ninguém vendo minha pele com espinhas, não queria ter que me vestir na frente da visita, porque o corpo não estava lá essas coisas... E com o nascimento da Cecília a cada hora que ela pegava no sono e que eu conseguia fechar os olhos tinha que receber visitas. Não é falta de agradecimento. Só não era o momento ideal!

A pior parte era sentir sono, sentir dores, ver os seios vazando e ter que tirar o excesso de leite na frente da visita ou aguentar as dores até a visita sair. Era também ter que sorrir e agradecer os presentes mesmo sentindo dores no local da cirurgia.

Eu não gostava da ideia de ter que entreter as visitas, assim que acabei de dar à luz. Eu não queria me preocupar em estar bem vestida, com o cabelo escovado e uma pele bonita (maquiada). Eu naquele momento só queria ser uma mãe em seu momento particular. 

Mamães no pós-parto estão se curando. Não estão dormindo direito, estão se adaptando a uma nova vida com toda velocidade que você possa imaginar. Querer estar sozinha com o bebê nesse momento não é egoísmo é necessidade.

Resumo do nosso final de semana

Curtimos o final de semana na praia do Guaiú (nosso lugar favorito) em Santa Cruz Cabrália. Aproveitamos para registrar muitas fotos do barrigão.

Saímos da nossa cidade no sábado por volta das 08:00h ao som de SOJA e chegamos em Santa Cruz Cabrália por volta das 10:00h. E confesso que fiz o maridão parar o carro durante o percurso para colher o famoso jambo... ADOOOOORO! (pra quem não conhece a fruta, segue uma foto)

Aproveitamos muito na praia, o sol por sinal estava radiante rsrs. Fizemos registro também desse antes e depois (2019/2020) ❤️


E já estou ansiosa para refazer essa foto em 2021 com meu pequeno Aaron e minha princesa Cecília. Já estou com 24 semaninhas completas (6 meses de gestação). 

No domingo antes de pegar uma praia curtimos um churrasco... e aproveitei para tomar muita água de coco porque o coqueiro da casa estava muito carregado. 😂😂


Registro da uma florzinha em seu habitat natural rsrs

Essa mocinha se divertiu muito... colorimos juntas o desenho bíblico de quando a mãe de Moisés o coloca num cesto e o deixa no rio Nilo, ela também ganhou uma barraca improvisada do padastro na sala e se divertiu muito.

As 10 coisas que eu gostaria que o pai da minha filha soubesse

Eu sempre me preocupei muito em como ficaria a cabecinha da Cecília após a separação dos pais, por muito tempo empurramos o relacionamento com a barriga achando que isso daria certo. Mas não deu! Sempre procurei colocar os problemas e as necessidades dela na frente das minhas. Nunca busquei estipular horários para visita, quando o pai queria fazer chamada de vídeo sempre me coloquei a disposição para ajudá-la atender... Sempre procurei evitar o máximo de desentendimento possível pois sabia que isso a afetaria se não agora futuramente.


JANAINA TARDIO MAGRI/PENÉLOPE ANDELINE FOTOGRAFIA

Estou ciente que do mesmo jeito que existem pais que não são presentes e não fazem seu papel de pai, também tem muitas mamães que usam a posse de guarda da criança para afastá-la do pai. O que não é nosso caso. Graças a Deus apesar dos pesares Deus me deu muito discernimento e amor pela minha filha. O bem-estar dela sempre esteve e estará na frente do meu.

Esse texto é voltado para as mamães que são separadas dos pais do seu filho. 

Acompanhando o blog Macetes de Mãe me deparei com um texto que reflete o que muitas de nós mamães separadas passamos em nosso dia a dia. O texto foi enviado pela leitora do blog, Mariana. E sim, tem muitas coisas que eu gostaria que o pai da minha filha soubesse.


As 10 coisas que eu gostaria que o pai da minha filha soubesse


1. A maior parte da responsabilidade é minha. Mas não torne isso uma obrigação exclusiva.

2. Tirar foto com ela é lindo, porém mais importante que as fotos são as recordações que ela levará para sempre.

3. Você não tem que me "ajudar" a pagar as contas dela. Você tem que dividir as contas dela comigo. Você tem suas "coisas" e eu gostaria de ter as minhas.

4. Se você não quer passar as madrugadas limpando a casa coberta por vômito, não queira o feriado inteiro para você quando ela estiver bem.

5. Quando arrumar uma companheira, não se esqueça da sua filha.

6. Nunca, jamais, em hipótese alguma fale mal de mim na frente da minha filha. Esse não é o comportamento que adoto dentro da minha casa.

7. Eu não sou perfeita, é cansativo ser mãe, a culpa não é sua, não demos certo. Por esse motivo, não venha enumerar os meus erros.

8. Aceite que algumas decisões eu precisei e preciso tomar sozinha por estar o tempo todo com ela. 

9. Não faça da minha filha uma moeda de troca comigo. Isso não é uma disputa.

10. Ame-a, respeite-a, conheça-a, brinque, EDUQUE e imponha limites - não é tarefa só minha, eu não quero ser a chata e você o bonzinho.

Preocupações com a chegada do segundo filho

Junto com a alegria da chegada de um novo integrante na família, vem também uma série de dúvidas e incertezas. Cada mamãe passa por essa fase de um jeito diferente, e os meus medos podem ser diferentes dos medos de outras mamães.


Será que vou dar conta de duas crianças?

Minha maior preocupação é não dar conta de dividir o meu tempo. Me pego pensando em como Maria ai reagir após a chegada do bebê, não sei se ela terá um comportamento muito participativo nos cuidados com o bebê ou se ela vai ficar mais na dela sentindo ciúmes.

No início eu me pegava olhando para minha filha e me questionando "como vou fazer para dividir esse amor todo que sinto por ela?", e logo via que seria impossível, é amor demais, não dá para tirar nenhum pouquinho. Mas conversando com outras mamães e lendo matérias de quem já tinha passado por isso eu aprendi que não é necessário dividir, esse amor acaba se multiplicando. E essa informação me deu um grande alívio.


Como ficará minha vida profissional?

Logo quando deixei o trabalho de lado, o combinado era esperar Cecília crescer um pouquinho, ficar mais independente e depois voltar para o trampo. Mas agora me vejo começando esse ciclo novamente e a cada dia sinto que essa volta vai demorar bem mais que o esperado.


Fazer ou não a laqueadura?

Já conversei com minha obstetra sobre a possibilidade de aproveitar a cesariana e fazer a laqueadura. Meu maior medo é a recuperação, já ouvi relatos de algumas mamães que a recuperação é um pouquinho complicada.

A laqueadura é um procedimento de esterilização com índice de falha de apenas 0,4%. É uma decisão bem séria, já que é bem difícil reverter a ligadura de tubas uterinas.

Outra coisa bem absurda que vi em algumas matérias na internet, é que há médicos que pedem avaliação psicológica da paciente, para esclarecer os motivos que levaram à decisão e para saber se não se trata apenas de um impulso, e a legislação chega a pedir autorização do cônjuge, no caso de mulheres casadas. Meu corpo, mas as regras não são minhas. 😂😂

No início da gestação eu estava certa de que iria aproveitar a cesariana e já realizar esse segundo procedimento, agora já estou indecisa. 

O que aprontamos nessa quarentena?

Já estamos sem ideias do que fazer por aqui rsrs Já curtimos e descansamos muuuuito! 💗 Só agora selecionando as fotos é que tive noção do quanto já aprontamos por aqui. 😂😂


Já comemoramos a chegada dos 4 aninhos com direito a comer bolo até enjoar. Fizemos chamada de vídeo com a família para compartilhar esse momento e cantar os parabéns.


Colocamos as vacinas em dia, nesse dia ela precisou tomar 3 de uma só vez. As vacinas já estavam em dia, mas como ela completou 4 aninhos precisou tomar o reforço.


Colocamos o soninho em dia também... com direito a muito cafuné. ❤️


Fizemos nossa produção Minnie Mouse... 


Sem contar as fugidinhas para ir à praia e tomar um solzinho...


Já brincamos muito com nossa pet (Lessie), nos divertimos dando banhos, brincamos na porta de casa e Cecília resolveu fazer até uma festinha para ela. hahaha


Já fizemos exercícios e muitas faxinas por aqui... 


Não teve comemorações no São João desse ano, mas é claro que a gente não poderia deixar de tirar fotos com nosso lookzinho.


Já ficamos internadas 😥😭

Cecília teve uma infecção logo no início da pandemia, ela demorava para ir ao banheiro e segurava muito o xixi (até não aguentar mais)... isso tudo para não pausar o desenho ou parar a brincadeira dela no momento, é o que achamos que acabou levando ao quadro de infecção. Chegando no hospital em nossa primeira consulta os médicos ainda estavam sem informações muito claras sobre o Covid-19, nisso não passaram exame nenhum, apenas deram um termo isolando a gente por 14 dias. Repito! Não houve exames de sangue, nem uma avaliação precisa... Qualquer doença na época era Covid-19.

Voltamos para casa com apenas uma recomendação, tomar remédio em caso de febre... febre ia e voltava. Eu já não achando nada daquilo normal, furamos os 14 dias de isolamento para voltar ao hospital e passar por outro médico, expliquei a situação que passei com o médico anterior e falei que queria o exame de sangue pq ela já tinha histórico de infecção. Conseguimos esse exame 5 dias após a primeira consulta, e por conta dessa demora a infecção estava muito forte, os médicos falavam até em risco dessa infecção ter chegado aos rins. Fiquei muito puta com o descaso do primeiro médico.

Já eu fiquei internada quando estava com umas 7 a 8 semanas de gestação, tive um sangramento após urinar e devido ao aborto em 2019 tive que ficar internada para não restar dúvidas quanto a saúde do bebê.


Já teve acampamento na casa da vovó e ela como uma boa mocinha também ajudou na limpeza. Que orgulho dessa menina! ❤️


Já estudamos muito, já colorimos, já lemos muitas historinhas, já teve aula para as bonecas... Aproveitamos também essa ausência na escola para ela aprender o alfabeto e deu muito certo, já sabe todas as letras... Está melhor que eu, pois ainda me atrapalho com a ordem do W e Y. Agora estamos aprendendo a somar e ela está mandando muito bem.


Aprendeu a jogar no notebook e ficou viciada nos jogos. Haha
Já assistimos quase todos os filmes infantis da netflix e amazon.
Já ficamos na porta de casa olhando para o nada. Hahaha


Já fizemos box braids no cabelo. Ela ama e fica se achando demais! 😂😂


Já curtimos muito nossa hora do banho com banho na piscina e na bacia, já usamos e abusamos das hidratações para cabelo e esfoliação facial.


Já daos uma de artista produzindo vestidos, almofadas e fazendo pulseiras.

Aproveitamos também para cuidar direitinho da alimentação... mas a cara não é de muita satisfação não, pensa em uma mocinha que só quer saber dos lanches e doces.

Diferença entre a primeira e a segunda gestação

Posso começar dizendo o quanto está sendo bem mais tranquila essa segunda gestação, isso por conta de todo conhecimento que adquiri na minha primeira gestação. Eu me via cheia de dúvidas e medos quando fui "casa" da minha primeira filha. Mas agora respiro aliviada em saber tudo que me espera. 💙🤰🏻


Diferente da primeira gravidez essa foi muito planejada. Como eu tinha passado por um aborto espontâneo em outubro de 2019, assim que peguei o resultado dessa gravidez mesmo com vontade de gritar aos quatro cantos do mundo sobre aquela notícia maravilhosa, fiquei com receio de contar e voltar a viver o pesadelo de 2019.

Nessa segunda gestação apesar de não ter tido enjoos fortes, sentia aquele embrulho no estomago quando ficava perto de cheiros fortes como sabão em pó e cheiro de comida (alho e cebola dourando, cheiro de feijão cozinhando entre outros) fiquei um tempinho bom sem conseguir fazer almoço.

Outra diferença gritante foi em relação ao corpo e ao peso, na primeira gestação eu era mais tranquila, não me preocupava com quantos quilos eu teria ao final da gestação, nem sentia culpa ao comer nada, comia mesmo e com vontade kkkk
Já nessa segunda gestação, eu já me considera acima daquilo que eu considera aceitável como peso pra mim, com isso tenho tido mais dificuldade para me alimentar e sempre me sinto culpada achando que me alimentei mais do que o necessário. A questão do peso e da gordura corporal que eu sei que não é só da gravidez me preocupa muito. 😥🤦🏻‍♀️


Os meses parecem passar muito mais rápido agora, na primeira gestação eu não tinha que me preocupar com ninguém além de mim e do bebê que eu estava carregando (Maria Cecília). Já na segunda gestação não penso 24 horas no bebê, pois vem as obrigações com a primeira filha... banho, alimentação, brincadeiras, estudo, parar e ter tempo para os desenhos, se ela fica doente toma tempo com consultas, toma o meu sono (Não conheço uma mãe que não perde o sono ao ver o filho febril ou com aquela tosse durante a noite).

Nisso quando paro para relaxar e lembrar exclusivamente da gestação eu penso "PUXAAA! está passando tão rápido", "NOSSA! a barriga esticou nesses últimos dias" 

Na primeira gestação eu tinha uma vida mais ativa, caminhava bastante, trabalhava, não parava em casa. Já na segunda me vejo COMPLETAMENTE sedentária e sem ânimo para fazer exercícios e caminhar é aquela mistura de preguiça e pandemia por conta da Covid-19.


Semelhanças e diferenças entra e primeira e segunda gestação:

✔️ Aversão a cheiros fortes nas primeiras semanas da segunda gestação;
✔️ A barriguinha apareceu mais rápido na segunda gestação;
✔️ No início da primeira gestação meu peso variava de 55  a 58 kg, enquanto no início da segunda gestação meu peso estava em torno de 64 kg;
✔️ A preguiça é bem maior nessa segunda gestação;
✔️ Não tive desejos em nenhuma das duas gestações;
✔️ Na primeira gestação eu fiquei muito emotiva, chorava por tudo, até mesmo ver um pássaro voando era motivo para os olhos encherem de água e as lágrimas caírem... Nessa segunda gestação não fiquei muito emotiva, não me peguei chorando por nada bobo ainda;
✔️ Meu humor mudou bastante, na primeira gestação eu estava mais calma e tranquila, já na segunda me vejo mau humorada, estressada e impaciente;
✔️ Tenho poucos registros da primeira gestação, já nessa segunda por ter certeza de que será a minha última gestação eu estou aproveitando para registrar tudo.

Atualizações do Instagram

Subir