Minha recuperação foi e está sendo ótima, hoje faz exatamente 20 dias que passei pela cirurgia para ganhar minha pequena, e ja fiz de quase tudo sem sentir dor alguma. Vejo muitas mulheres se queixando de dores e complicações pós cirurgia. Ganhei a Maria na sexta feira as 14:09, não senti dores após a cirurgia, apenas um incômodo ao levantar na manhã de sábado, pois os órgãos pareciam estar todos soltos em cima do corte, mas após uma curta caminhada já me senti melhor. Em casa me senti como se não tivesse passado pela cirurgia, graças a uma calcinha pós parto que tenho usado durante o resguardo, falei sobre ela no post anterior. Com ela passei a me levantar e sentar com mais segurança e facilidade.
Outra ponto que ela me ajudou bastante, foi a me levantar sozinha da cama, pois ate então precisava de ajuda até para isso. E era muito irritante, eu me deitava e em poucos minutos lá estava eu levantando novamente para acalmar a Maria, para amamenta-la, para ir ao banheiro. Era o que mais me incomodava, precisar de ajuda para levantar a todo instante.
O que já me atrevi a fazer durante a recuperação?
Sempre pesquiso muito para saber o que posso e não posso comer. Primeiramente pela Maria, pois farei o que estiver ao meu alcance para livra-la de cólicas. E também para livrar de inflamações no corte, pois por fora está bem cicatrizado, mas sabemos que a recuperação mais longa é a que acontece dentro do corpo.
Para evitar cólicas na Maria, eu evitei beber refrigerantes, achocolatado. Evitei comer frutas cítricas, com receio de alterar o sabor do leite e ela acabar rejeitando o peito. Evitei comer feijão nos 15 primeiros dias para evitar gases tanto em mim quanto nela.
Cuidados que tive na recuperação
- Ainda no hospital evitei comer no mesmo dia da cirurgia, para assim evitar vômitos. Pois tive medo de fazer vômito e fazer força nos pontos ainda bem recente. Não senti fome, nem sede por 32 horas, acredito que seja devido aos soros que tomei, isso me ajudou bastante.
- Não levantei no mesmo dia que fiz a cirurgia, para evitar tonturas, sentia bastante incômodo ate com leves movimentos mesmo deitada.
- Ainda no hospital, ao me levantar eu sempre pedia a minha mãe (acompanhante) que erguesse a cama hospitalar para que eu não precisasse fazer muita força e ao deitar pedia para ela ir descendo a cama aos poucos. Com isso, não sentia dores no corte.
- Evitei também colocar os pés no chão, pois cheguei a ler em vários sites que isso poderia causar dores no corte, e eu não quis pagar para ver. rs'
- Só tomei banho sozinha 15 dias após a cirurgia.
- Aos poucos tento me vestir só, mas com todo cuidado para evitar abaixar, que é umas das coisas que não se deve fazer de forma alguma durante a recuperação.
Escada, e agora?!
Precisei subir escadas assim que sai do hospital (2 dias após a cirurgia), tomei bastante cuidado. Subi com a ajuda de duas pessoas, uma de cada lado como apoio, para evitar fazer força. Com poucos dias precisei descer e foi o mesmo processo, desci bem devagar, com a ajudado Marido e sempre de lado para não fazer muita força. Não utilizo a escada todos os dias, apenas quando há alguma necessidade, como estar presente a uma consulta.
E graças a Deus deu tudo certo, a cicatrização externa foi rápida, não tive problemas com dor ou inflamação. Após 10 dias da cirurgia retirei os pontos, fui com bastante medo, pois ja tinha ouvido relatos horríveis de outras mamães. Algumas diziam que era uma dor tremenda, outras que sentiram vontade de vomitar na hora. O que me deixou muito apavorada, mas uma hora ou outra eu teria que criar coragem para retirar os pontos, foram apenas dois pontos que precisavam ser retirados, não senti dor alguma. Quando pensei que a profissional estava começando ela ja tinha terminado.